sexta-feira, outubro 01, 2004

O CESTO e a SEXTA

Dizem os americanos "I love this game!" referindo-se ao jogo do basket (porque de um cesto-ele-mesmo se tratava quando o inventor do dito (jogo) dava voltas à cabeça onde devia cair a bola para a contagem dos respectivos pontos. Do mesmo jogo em português, o basquetebol (um dos muitos parentes pobres do "desporto" em Portugal dos jogos com bola...) sem me apaixonar doidamente, sempre senti por ele um gosto especial em relação a outras modalidades desportivas e numa altura "do campeonato" neste país, em que jogos de mão eram "jogos de meninas". Até no campo desportivo o pensamento luso-machista apoiado pela inteligência-dirigente de então, cometia estes dislates, revia-se embevecido nos mesmos e ria-se asnalmente impune. Digo eu, com a autoridade que me confere ser testemunha de tal.

No secundário, onde um prof de educação física timidamente procurava remar contra a maré, jogava sempre que podia e com grande gozo. Na altura a estatura média dos portugueses andava pelos rés-de-chãos da escala humana e não se notava muito que eu afinava pelo mesmo diapasão. Mais tarde, num clube desportivo do meu bairro ainda tentei seguir em frente...mas por essa altura já os centímetros para cima contavam muito e exceptuando uns joguitos a "pivot" (distribuidor de jogo), a tentativa de encestar face aos adversários mais altos, só teria êxito com eles parados e com um escadote por apoio. De modo que a experiência, com grande desgosto meu, se ficou por isso mesmo.

Dirão vocês, em particular as meninas e senhoras a quem esta coisas "da bola" poucos lhes interessa (eu sei que há excepções, eu sei e que já não são tão poucas como isso...) "que raios temos nós a ver com isto?!" ou "o gajo até pode gostar de jogar ao pau com os ursos, e daí?!; somos obrigados a ler estas cenas?!". Bom, eu explico: antes de escrever o post ou de ter qualaquer ideia para o mesmo, dei-lhe um título. Ora, porque não o basquetebol do meu gosto de mão-dada com o dia da semana que hoje passa?. Intés!
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com