segunda-feira, outubro 11, 2004

VOLTAR à PROSA

Depois de um fim-de-semana a "rimar", voltemos então às palavras corridas sem a preocupação de casar "melódicamente" vocábulo com vocábulo o que causa sempre alguma dificuldade se a rotina não é a regra. E a prosa de hoje mais prosaica não poderia ser...

A Xana é uma moça que (felizmente!) não é do tempo em que o slogan "dar uma esmola é atrasar a revolução" fazia carreira não apenas pelo anarquismo irónico do mesmo, mas porque se combatia o status vigente com tudo o que se tinha à mão. Provavavelmente até lhe faria alguma confusão tal frase no contexto social actual, embora continuem a existir pessoas com graves carências sociais e cujo último recurso é recorrer à mendicidade. A Xana é uma jovem de bom coração -digo isto porque a conheço bem- e não se recusa a um pedido desta natureza, depois de tentar avaliar a situação presente, porque a vidinha também lhe custa a ganhar e se fosse acudir a todos que lhe estendem a mão, tornar-se-ia uma instituição de solidariedade social...sem fundos.

Como é hábito, tomou o pequeno-almoço no café do costume antes de abalar para o trabalho. Ainda mastigava o último pedaço do pão com manteiga quando saia do estabelecimento -que a vida destes dias é feita de pressas e pressões...-, quando um jovem (vinte e tal anos) a abordou, travando-lhe o passo: «Podia dar-me qualquer coisinha que ainda não comi nada desde ontem à tarde?». Retorquiu a Xana (depois da avaliação da ordem): «Se é para comer, entras aqui comigo e eu pago-te um bolo, está bem?» .O jovem anuiu, entraram o dono do café já o devia conhecer porque lhe perguntou o que queria e se trazia dinheiro, a Xana disse ao homem que era ela que pagava e o jovem pediu: «Um pão de leite com fiambre, um galão bem escuro...ah! mas antes, um sumo de laranja natural!».

A Xana só lhe pagou o bolo prometido (um queque, por sinal)mas ficou a pensar que até a mendicidade, nos tempos que correm, evoluiu e aprendeu as técnicas de marketing de qualquer instituição comercial. Anunciar pouco, para ganhar muito...Intés!!

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com