sexta-feira, janeiro 07, 2005

DEFINIÇÕES DIFÍCEIS

Todos nós , uns mais outros menos, que é sempre bom ressalvar por via das estatísticas, nos vemos sempre com algumas dificuldades para definir aquilo que não tem...definição. Os mais hábeis na oratória ou na escrita (o caso dos poetas então é exemplar), os membros de qualquer congregação religiosa, os impostores a tempo inteiro ou de acaso, os criativos (artísticos ou publicitários), a maioria da classe política, os pais (pois então! as definições que engendram enquanto somos mais novinhos e vai-se a ver mais tarde...) os agentes desportivos do reino do pontapé na bola e tantos outros que agora não me ocorrem e que decerto não caberiam aqui por absoluta falta de espaço e de tempo, safam-se muito melhor que os outros, aqueles que não pertencem a estas categorias profissionais ou de lazer e que nem lhes passa pela cabeça as mega-utilizações que se podem dar às palavras para explicar o que não tem explicação.

Em trabalho de campo que realizei há bem pouco tempo e que hei-de publicar por aqui e em devida altura, passo a exemplificar algumas definições dadas por algumas das personalidades acima citadas e que demonstram cabalmente que o inexplicável...explica-se.

Assim, ao pedir a um político para definir o AMOR a resposta veio célere e sem tibiezas: "Amor é aquilo(?!) que temos dentro de nós(?!) para oferecer aos portugueses desinteressadamente(?!) e para que vivam com a maior dignidade possível!" . O presidente de um clube de futebol foi um pouco mais explícito: "Amor é o que nós temos pelos nossos jogadores se forem campeões nacionais!". E se não forem? atalhei eu, irónico; "Então não teremos amor, mas sim a maior pressa em realizar transferências rentáveis com os ditos cujos, para outros clubes...que lhes possam dar o amor que nós não pudemos...". Um criativo-publicitário definiu que "O amor é o que nós sentimos quando o produto que reclamámos se vende em grande, embora não valha a ponta de um chavelho!". Um mentiroso-convicto afirmou que "Amor é o que sinto pela minha esposa e pela minha secretária que é boa como o milho!". Por hoje ficamos por aqui que um dia destes há mais. Bom fim de semana e intés!!

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com