sexta-feira, janeiro 14, 2005

DEAMBULAÇÔES

não tendo nada de especial para fazer (?!), deixei ao critério do destino e das pernas, vir até á grande superfície (não, não estive submerso na companhia de espadartes, moreias e robalos e que tal companhia me aborrecesse de tédio, optando por emergir; trata-se tão só de um grande centro comercial...) e esta deve ser a parte do dia menos movimentada, pois ainda nem dez horas são. nas lojas os empregados (mais elas que eles que assim os custos não se elevam tanto...quem sabe até se a maioria colocados por intermédio de empresas empregadoras...que o trabalho temporário é o pão nosso de cada dia), preparam-se para mais uma jornada de tranquila acalmia profissional pois que apesar dos reclamados saldos da época, que se inscrevem em letras bem visíveis por tudo o que é sítio, para a maioria, o vil metal está cada vez mais caro e por isso escasseia.

aqui vende-se de tudo, que dantes se completava com o "como na farmácia"; estes gigantes comerciais têm resposta para todas as nossas mais espatafúrdias dúvidas no acto de adquirir e não será de estranhar que ao lado dos frangos assados se vendam os topo de gama dos telefones móveis, na loja seguinte os serviços de limpeza a seco e mais adiante as gravatas e lenços de seda. haja poder de compra que podemos sair dum destes centros com a nossa vida totalmente modificada; compra-se a casa, o carro que sempre desejámos e a viagem dos nossos sonhos...a liquidação de tais produtos pode ser paga em suaves prestações...se a nossa conta bancária tiver provimento, pelo menos para as primeiras impressões. se não, também "se resolve": levam-nos tudo de volta...à procedência.

mas não quis, eu próprio, deixar de testar tal desiderato. na fnac, perguntei a um dos empregados se tinham o "borda d´água", edição de 2005; o jovem olhou-me atentamente e eu também, pois via-se-lhe no rosto que jamais teria ouvido falar em tal coisa. consultou no computador, os títulos das obras disponíveis e respondeu: «esse, de momento não; mas temos "à borda do prato", de pierre j., edições anglomer, paris...ou "bordo, bombordo e estibordo-breves noções de marinhagem", por pimenta dos reis, da tejo editora, lisboa. agradeci, desapontado. e se hoje chove?!...
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com